Visitando o dentista durante a gestação

Durante o pré-natal,além de realizar os exames médicos, também é importante procurar aconselhamento odontológico específico. Esse aconselhamento vai lhe ensinar como prevenir e solucionar problemas de saúde oral que aconteçam durante a gestação, e vai promover a saúde e qualidade de vida da mamãe e de seu bebê.
É aconselhável que toda grávida visite seu dentista durante a gestação para prevenir e/ou tratar doenças orais tal como cárie dentária e doença gengival.
O tratamento odontológico necessário pode ser feito seguramente em todas as fases da gestação. De fato, atrasar tratamentos necessários pode lhe causar danos, e, indiretamente, ao seu bebê.
Agende suas consultas odontológicas de uma maneira adequada a sua rotina, para que você possa visitar o dentista com calma e sem preocupações.
Também é aconselhável evitar períodos específicos em que você esteja se sentindo mais nauseada.
O segundo trimestre da gestação é considerado ótimo e mais confortável para o tratamento odontológico. Apesar disso, não existe evidências que o tratamentos preventivos ou reparadores durante qualquer outro trimestre sejam danosos à gestante ou ao feto em desenvolvimento.
Dra. Regina N Bolota
CRO-SP: 38368
(Odontopediatria e  Ortodontia)